A Série B do Campeonato Brasileiro passará por mudanças importantes a partir da temporada de 2026. Em decisão tomada no Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes que terminarem a competição entre a 3ª e a 6ª colocação disputarão um sistema de playoffs valendo duas vagas na Série A de 2027.
A proposta foi aprovada por ampla maioria, com 17 votos favoráveis e apenas três contrários. Pelo novo regulamento, o campeão e o vice da Série B continuam garantindo o acesso direto à primeira divisão. Já as outras duas vagas serão definidas em confrontos eliminatórios, em jogos de ida e volta, entre o 3º e o 6º colocados, e entre o 4º e o 5º.
Outra definição confirmada pela CBF é que a competição não sofrerá paralisações durante a disputa da Copa do Mundo. O calendário da Série B de 2026 prevê início em 21 de março e encerramento em 28 de novembro. O Juventude será o único clube do Rio Grande do Sul a participar da edição.
O modelo de mata-mata não é novidade na história da Série B. A última vez que a competição utilizou um sistema semelhante foi em 2002. Além do novo formato de acesso, o Conselho Técnico também aprovou a ampliação do limite de partidas que um atleta pode disputar por um clube antes de se transferir dentro da mesma edição do torneio, passando de oito para 12 jogos.