Pré-Carnaval: veja como ficam as linhas de ônibus e metrô no fim de semana


Durante o Pré-Carnaval, a cidade de São Paulo terá uma operação especial nas linhas de metrô e ônibus para atender as demandas dos blocos de rua e desfiles de escolas de samba, que devem atrair milhões de turistas nesse período do ano.

Linhas de metrô

As linhas Azul, Verde, Vermelha e Prata do metrô funcionarão 24 horas durante os dias 7 e 8, com todas as estações abertas para embarque e desembarque.

Já as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamente e 9-Esmeralda, administradas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, terão estações abertas para entrada até a meia-noite e funcionamento de desembarques e transferências por 24 horas nos dias 7, 13, 14, 15 e 21 de fevereiro. Nos demais dias, as linhas circularão em horário normal, das 4h40 à meia-noite.

Na estação República, os acessos Praça, Barão e 7 de Abril poderão ser fechados temporariamente durante os desfiles de blocos, com reabertura conforme a necessidade operacional.

Linhas de ônibus

Segundo às informações da SPTrans, linhas especiais de ônibus entrarão em vigor nos dias 07, 13, 14, 15 e 21 de fevereiro, das 17h às 9h. veja quais: 

  • 179A-10 Metrô Tietê ⇄ Pq. Anhembi, com embarque sentido Anhembi na Avenida Cruzeiro do Sul, 1777, e embarque sentido Metrô Tietê na Avenida Olavo Fontoura (portão 1 do Anhembi).
  • 879A-10 Metrô Barra Funda ⇄ Pq. Anhembi, com embarque sentido Anhembi na Avenida Mário de Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul), e embarque sentido Metrô Barra Funda na Avenida Olavo Fontoura (portão 1 do Anhembi).

Para além dos desfiles das escolas de samba, cujo público estimado no Sambódromo do Anhembi é de mais de 350 mil pessoas, as equipes de inteligência da ViaQuatro e da ViaMobilidade mapearam um total de 25 blocos e eventos carnavalescos que acontecerão próximos às suas estações – sendo 9 próximos às paradas da Linha 5-Lilás e outros 16 nas imediações das estações da Linha 4-Amarela.

Considerando o potencial turístico dos eventos, o volume de clientes pode chegar a quase 9 milhões nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda. Essa perspectiva é 20% superior ao número de clientes recebidos na folia do ano passado, quando 7,5 milhões passaram pelas estações das concessionárias, com destaque para a Linha 4-Amarela, rota principal dos foliões, que sozinha transportou 2,6 milhões durante o período.

Estão previstos bolsões de segurança em áreas estratégicas, como Palmeiras-Barra Funda, com instalação de bolsão de segurança no terminal turístico; e República, que terá bolsões de segurança nas áreas externas dos acessos Caetano de Campo e Arouche, além da solicitação de contêineres para descarte de latas e garrafas.

Também foram definidas ações integradas de mobilidade, controle de fluxo e atendimento ao passageiro. Haverá reforço no quadro de funcionários das estações, equipes de segurança, tráfego e bilheteria, além da ampliação do efetivo nas estações com maior demanda.

*Sob supervisão de AR.



Source link

Mais recentes

PUBLICIDADE