Na tarde de quinta-feira (19), uma ação conjunta da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb), e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Passo Fundo resultou na fiscalização de diversos endereços após denúncias de maus-tratos e irregularidades envolvendo animais.
A operação também contou com o apoio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal do município. Segundo as equipes, o objetivo foi intensificar o trabalho de orientação à comunidade, além de coibir práticas como maus-tratos a animais domésticos, manutenção irregular de espécies silvestres e criação inadequada em área urbana.
Irregularidades identificadas
Durante as vistorias, um dos pontos fiscalizados foi no bairro São Cristóvão. No local, os agentes constataram a criação de aproximadamente 100 galos em perímetro urbano, em desacordo com a legislação ambiental vigente. A situação, além de irregular, pode causar transtornos como odores e perturbação à vizinhança. Diante dos fatos, foi registrado boletim de ocorrência.
Ainda na mesma propriedade, dois cães foram encontrados em um canil com condições precárias de higiene, com acúmulo de fezes e sujeira. O responsável pelo local foi orientado pelas equipes e notificado para realizar a limpeza imediata e adequar o espaço às normas de bem-estar animal.
Nos demais endereços fiscalizados, não houve registro de crimes, mas foram repassadas orientações relacionadas às exigências ambientais, sanitárias e às regras para guarda responsável de animais.
Fiscalizações devem continuar
A Brigada Militar e a Prefeitura de Passo Fundo informaram que novas operações integradas devem ser realizadas nos próximos meses, reforçando o trabalho preventivo e repressivo contra crimes ambientais no município.
Denúncias de maus-tratos ou irregularidades podem ser feitas diretamente ao 3º BPAmb pelo WhatsApp (54) 3335-8350.
Fonte: Grupo Planalto de Comunicação.
Imagens: 3º BPAmb | Passo Fundo.