Jogos de Inverno: lenda do esqui completa treino mesmo com grave lesão


A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn concluiu sem intercorrências o treino de downhill no Centro de Esqui Alpino de Tofane, nesta sexta-feira (6), em Cortina d’Ampezzo, palco da disputa por medalhas no domingo (8).

A sessão começou com mais de uma hora de atraso por causa da neblina na região. Mesmo assim, Vonn completou o percurso em 1min40s33.

Antes do treino oficial de sexta-feira, a três vezes medalhista olímpica escreveu em uma publicação no Instagram: “Nada me deixa mais feliz! Ninguém acreditaria que eu estaria aqui… mas consegui!! Estou aqui, estou sorrindo e, não importa o que aconteça, sei o quão sortuda sou. Não vou desperdiçar esta chance. Vamos lá!!”

Vonn se machucou no dia 30 de janeiro em Crans-Montana, na Suíça, em sua última competição antes dos Jogos de Inverno. Ela perdeu o controle ao tentar pousar de um salto e acabou sendo transportada de helicóptero para um hospital.

Vonn foi uma das três corredoras que sofreram acidentes nas atividades daquela manhã, levando os organizadores da corrida a cancelar a competição devido às más condições.

Em uma entrevista coletiva no início desta semana, ela explicou a extensão de suas lesões, dizendo que “rompeu completamente” seu ligamento cruzado anterior e também sofreu uma contusão óssea profunda, mas acrescentou: “Estou confiante de que posso competir no domingo. Eu sabia quais eram minhas chances antes do acidente, e sei que minhas chances não são as mesmas hoje, mas sei que ainda há uma chance, e enquanto houver uma chance, vou tentar.”

Vonn tem postado regularmente em sua conta no Instagram, mostrando-se malhando com pesos pesados, se alongando e em uma piscina. Seu joelho esquerdo está envolvido em uma pesada órtese.

Aos 41 anos, Vonn já estava tentando desafiar as probabilidades, retornando aos Jogos Olímpicos após anunciar sua aposentadoria em 2019.

Prejudicada por uma série de lesões, ela disse na época que estava se afastando porque, como escreveu em uma publicação no Instagram, seu corpo estava dizendo para “PARAR”. Mas uma substituição do joelho por titânio, que tinha como objetivo apenas aliviar a dor crônica, foi tão bem-sucedida que ela decidiu tentar esquiar novamente.

Ela retornou gradualmente às competições no final de 2024 e venceu duas provas de downhill da Copa do Mundo nesta temporada – elevando seu total na carreira para 84 e assumindo a liderança na classificação da temporada – e garantiu uma vaga em seus quintos Jogos Olímpicos.

A prova de downhill feminino está marcado para este domingo (8), às 7h30 (de Brasília).





Source link

Mais recentes

PUBLICIDADE