Caxias substitui o Inter na Copa Sul-Sudeste e representará o RS na nova competição nacional

O Caxias está confirmado na Copa Sul-Sudeste de 2026. O clube da Serra Gaúcha recebeu convite oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira, após o Internacional comunicar que não participará do torneio.

O Inter tinha assegurado o direito de disputar a competição por ter conquistado o Campeonato Gaúcho de 2025 e não ter obtido vaga em torneios continentais por meio do Campeonato Brasileiro. Com a desistência do Colorado, a vaga ficou com o Caxias, que terminou o Gauchão da temporada passada na quarta colocação. Além do Grená, o Juventude também representará o Rio Grande do Sul.

Nova competição no calendário de 2026

A Copa Sul-Sudeste é uma das novidades do calendário nacional para 2026. O torneio será realizado entre os dias 25 de março e 7 de junho e contará com 12 clubes. As equipes serão divididas em dois grupos, com um total de 42 partidas distribuídas em dez datas.

De acordo com o regulamento, os times que chegarem à decisão disputarão dez jogos ao longo da competição, considerando a primeira fase, as semifinais e a final.

Na etapa inicial, os clubes enfrentarão adversários do outro grupo, em turno único. Ao término dessa fase, os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. O mesmo formato será adotado na final. O campeão garantirá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.

As chaves e os confrontos ainda serão definidos em sorteio, cuja data será anunciada pela CBF.

Clubes participantes

A competição reunirá equipes dos estados do Sul e do Sudeste. Veja os 12 confirmados:

  • Rio Grande do Sul: Caxias e Juventude
  • Minas Gerais: América-MG e Tombense
  • Paraná: Operário e Cianorte
  • Rio de Janeiro: Volta Redonda e Sampaio Corrêa-RJ
  • Santa Catarina: Avaí e Chapecoense
  • São Paulo: São Bernardo e Novorizontino

Transmissão

Segundo informações, a Copa Sul-Sudeste terá transmissão em TV aberta para todo o Brasil pela TV Cultura, conforme avaliações da CBF.

Fonte: ge │ Foto: Luiz Erbes/SER Caxias

Mais recentes