Os aeroportos de Rzeszów e Lublin, no sudeste da Polônia, suspenderam as operações como medida de precaução devido aos ataques russos em território ucraniano próximo, informaram as autoridades polonesas neste sábado (7).
As duas cidades ficam próximas à fronteira com a Ucrânia, sendo Rzeszów o principal centro de distribuição de armas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para a Ucrânia.
A aviação militar começou a operar no espaço aéreo polonês devido aos ataques russos na Ucrânia, informou o Comando Operacional das Forças Armadas Polonesas na rede social X.
“Essas ações são de natureza preventiva e visam garantir e proteger o espaço aéreo, particularmente em áreas adjacentes às regiões ameaçadas”, afirmou o Exército.
O serviço de rastreamento de voos FlightRadar24 publicou também no X que o fechamento envolvia aeronaves da Otan que operavam na área.
A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) informou, em um comunicado aos aviadores, que ambos os aeroportos estavam inacessíveis devido à atividade militar relacionada à garantia da segurança nacional.
Ainda neste sábado (7), os aeroportos de Lublin e Rzeszów, na Polônia, reabriram após as autoridades anunciarem o fim das operações de aviação militar.
Não houve violação do espaço aéreo polonês, afirmou o comando operacional do Exército. Em uma publicação no X, agradeceu à Otan e à Força Aérea Alemã, “cujas aeronaves ajudaram a garantir a segurança nos céus poloneses hoje”.
“As operações de aviação militar em nosso espaço aéreo relacionadas aos ataques da Federação Russa contra a Ucrânia cessaram”, declarou o comando operacional.
“Os sistemas de defesa aérea terrestre e de reconhecimento por radar retornaram às suas atividades operacionais padrão”, acrescentou.
A Ucrânia afirmou no sábado (7) que a Rússia lançou um ataque aéreo massivo contra instalações de energia ucranianas durante a noite, incluindo ataques a usinas de energia no oeste da Ucrânia.
A operação militar polonesa teve caráter preventivo e visava garantir e proteger o espaço aéreo em áreas adjacentes às regiões ameaçadas, informou o Exército polonês no início do dia.
Os dois aeroportos, ambos localizados no sudeste da Polônia, haviam suspendido temporariamente as operações por precaução, informou anteriormente a Agência Polonesa de Serviços de Navegação Aérea.
No mês passado, Rzeszow e Lublin suspenderam as operações por um período, mas as autoridades afirmaram na ocasião que as operações da aviação militar eram de rotina e que não havia ameaça ao espaço aéreo polonês.