O técnico Mikel Arteta afirmou nesta sexta-feira que o Arsenal planeja a disputa do título da Premier League desde antes da pré-temporada. O time se prepara para um confronto considerado decisivo contra o Sunderland, que pode ampliar a vantagem para nove pontos.
Após três vice-campeonatos consecutivos, Arteta disse que acreditava, antes do início da temporada, que o Arsenal poderia encerrar o jejum de títulos. O clube londrino lidera com seis pontos de vantagem sobre o Manchester City.
Em busca do primeiro título desde 2003-04, o treinador afirmou que o elenco manteve união e ignorou a pressão da disputa, adotando a estratégia de avançar “dia a dia”.
“Antes do início da pré-temporada, começamos a preparar tudo com a intenção de estar onde estamos e garantir que os jogadores estejam convencidos de que vamos alcançar isso”, disse Arteta a jornalistas.
“Depois é ir dia a dia, só isso… Não gosto de comparar (com elencos anteriores). É um grupo incrível e eles estão fazendo um trabalho excelente até agora.”
“Estamos muito animados e privilegiados por ter uns aos outros. Vamos aproveitar até o último dia da temporada.”
Sunderland bem treinado
Antes disso, o Arsenal enfrenta um teste que Arteta classificou como duro contra o Sunderland, oitavo colocado após o acesso à elite na temporada passada.
O Sunderland, comandado por Régis Le Bris, empatou com Arsenal, City e o campeão Liverpool nesta temporada e está invicto em casa há 12 jogos.
“Fazemos o que temos que fazer. Vai ser um jogo muito difícil. Eles tiveram uma campanha incrível durante toda a temporada. Conhecemos a complexidade da partida”, afirmou Arteta.
“Eles são extremamente competitivos, muito bem treinados. Têm bons jogadores e uma identidade clara do que querem fazer e para onde querem levar o jogo, e executam isso muito bem. Os resultados contra os times do topo mostram isso. Sabemos o que esperar e precisamos entregar amanhã.”
Saka melhora, mas ainda não volta
Arteta disse que o quadril de Bukayo Saka apresentou evolução, mas o jogador ainda não está pronto para retornar. O capitão Martin Odegaard segue fora por um incômodo, enquanto o lateral Jurrien Timber está apto a jogar.
O Arsenal também não conta com o meia Mikel Merino, que ficará meses afastado após cirurgia por fratura no pé, situação que Arteta chamou de “um grande golpe”.
O espanhol tem presença ofensiva e já atuou como centroavante em momentos de crise por lesões.
“Mikel oferece algo diferente ao time, mas ficará fora por meses, então precisamos apoiá-lo e mantê-lo conectado ao grupo”, disse Arteta.
“Ele ainda pode agregar muito aos jogadores e à comissão técnica e seguir presente.”