Especialista explica como fica o tempo no final de semana


Uma frente fria deve atingir a região Sul do Brasil neste fim de semana, enquanto o Sudeste continuará enfrentando chuvas persistentes que já causam transtornos em várias cidades. A informação foi confirmada por Alexandre Nascimento, diretor da Nottus Meteorologia, em entrevista ao CNN Novo Dia.

Segundo Nascimento, o sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, que vem provocando chuvas no Sudeste desde meados de janeiro, sofreu um leve enfraquecimento nas últimas horas. No entanto, o alívio será breve. “Nós teremos no fim de semana uma frente fria que rapidamente se desloca pelo sul e chega ao sudeste exatamente aí no domingo”, explicou.

O especialista alertou que as chuvas devem persistir com maior intensidade entre domingo e terça-feira. As precipitações já causaram sérios problemas no litoral de São Paulo e na região serrana do Rio de Janeiro, onde foram registrados deslizamentos e transbordamento de rios. “Se a gente puxar a memória, nos últimos sete dias praticamente não parou de chover. Tivemos alguns períodos de sol, mas praticamente não houve um dia sem chuva”, destacou Nascimento.

Previsão para o Carnaval

Para os foliões, há boas notícias. De acordo com o meteorologista, a partir de quinta-feira da próxima semana, o corredor de chuvas mais intensas deve migrar para a região Sul do Brasil, proporcionando um alívio para o Sudeste justamente no período carnavalesco.

Vai ter sol, mas vai ter aumento das condições de chuva no fim do dia”, explicou Nascimento. Ele acrescentou que, apesar da melhora em relação às últimas semanas, ainda haverá formação de chuvas típicas de verão, devido à combinação de calor e umidade.

O especialista recomendou que a população fique atenta aos alertas emitidos pelas defesas civis estaduais e municipais, que são enviados praticamente em tempo real durante a ocorrência de chuvas. Apesar da previsão de melhora para o Carnaval, a situação atual ainda inspira cuidados, especialmente nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos e alagamentos.



Source link

Mais recentes

PUBLICIDADE