Série B terá novo formato de acesso a partir de 2026, com playoffs por vagas na elite

A Série B do Campeonato Brasileiro passará por mudanças importantes a partir da temporada de 2026. Em decisão tomada no Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes que terminarem a competição entre a 3ª e a 6ª colocação disputarão um sistema de playoffs valendo duas vagas na Série A de 2027.

A proposta foi aprovada por ampla maioria, com 17 votos favoráveis e apenas três contrários. Pelo novo regulamento, o campeão e o vice da Série B continuam garantindo o acesso direto à primeira divisão. Já as outras duas vagas serão definidas em confrontos eliminatórios, em jogos de ida e volta, entre o 3º e o 6º colocados, e entre o 4º e o 5º.

Outra definição confirmada pela CBF é que a competição não sofrerá paralisações durante a disputa da Copa do Mundo. O calendário da Série B de 2026 prevê início em 21 de março e encerramento em 28 de novembro. O Juventude será o único clube do Rio Grande do Sul a participar da edição.

O modelo de mata-mata não é novidade na história da Série B. A última vez que a competição utilizou um sistema semelhante foi em 2002. Além do novo formato de acesso, o Conselho Técnico também aprovou a ampliação do limite de partidas que um atleta pode disputar por um clube antes de se transferir dentro da mesma edição do torneio, passando de oito para 12 jogos.

Mais recentes

PUBLICIDADE