O Carnaval 2026 está prestes a começar e o próximo final de semana é pontapé inicial da data com os primeiros desfiles de blocos oficiais. A para os muitos dias de folia, é necessário pensar em vários visuais diferentes.
Alguns eventos como camarotes, ensaios em escolas e até certos blocos mais tradicionais, distribuem abadás para os foliões curtirem a festa. Com os preparativos a toda, selecionamento uma série de formas de customizar seu abadá sem precisar de grande habilidades, o que inclui precisar costurar, bordar e outras artes técnicas. Confira nossas ideias:
Carnaval 2026: veja ideias de fantasia de casal para a folia
Com uma fita
A ideia que está bombando nas redes sociais neste ano é a releitura de um ombro único usando alguns cortes e amarrando gola nas laterais de uma blusa. Uma tesoura e até uma fita (pode ser até uma faixa fina da barra do abáda), já conseguem fazer essa versão alternativa.
Outra ideia, também apenas com uma fita, é criar um top frente única com as costas aberta – também unindo gola e laterais. Assista aos tutorias abaixo:
Body supercavado vira tendência entre as famosas no pré-Carnaval
Com cola quente
Aqui a ideia é deixa a imaginação livre na hora de construir e ao comprar os que você deseja – cole fitas de lantejoulas, pedrinhas, strass, e o que mais der vontade. A cola quente também pode te ajudar a fazer acabamentos, ao colar bordas que fora cortadas e até a construir novos modelos, adicionando alças finas e mais.
Como vestido
Outra ideia, é pegar um tamanho maior de abadá e usar como vestido, seja usando como tomara que caia (aqui, a gola é esticada para a circuferência do peito), ou até como manga única, usando a região da gola por baixo de um dos braços (nesse caso você pode fechar a outra manga com a ajuda de um alfinete). Em ambos os modelos, é possível acrescenter um cinto ou uma saia de lantejoulas. Para o resto do visual a criatividade fica por sua conta para abusar de maquiagens, acessórios e penteados.
Com uma tesoura
As vezes tudo o que você precisa é de uma tesoura para transformar o abada em um micro cropped – que pode ser completado com um top de brilhos por baixo. Outra modificação simples é mudar o decote da blusa, para a forma que valorize mais o seu corpo. Para as mais ousadas, existem diversas opções para reconstruir a camiseta em um top e outros modelos.
Adicione uma ombreira
Nesse caso, você adicionar ombreiras de brilhos, penas, plumas e demais materias que gostar, e adicionar ao ombro do seu abadá. É possível achar o acessório pronto tanto em lojas virtuais como lojas de armarinhos. Para os que quiserem arriscar mais, também é possível fazer a sua própria: uma ideia é usar um bojo de sutiã como base e adicionar os acabamentos que preferir, ou aplicar diretamente no abadá. A criatividade é livre!
Como saia
Uma opção é transformar a barra do abadá em uma saia justinha e com as laterais em laço ou arrematando com um nó. Para fazer um painel de amarração, você pode corta a camisa no comprimento de uma saia que seja confortável para você. Para dar o acabamento de “ilhós”, divida a peça em duas nas laterais, faça pequenos furos com a tesoura em ambos os lados e passe uma fita pelos espaços. Arremate com um laço.