O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discutiu uma série de questões geopolíticas com o presidente chinês, Xi Jinping, em um telefonema nesta quarta-feira (4), incluindo Taiwan, Irã e a guerra da Ucrânia, segundo uma publicação do republicano nas redes sociais.
Trump disse no Truth Social que a chamada foi “longa e completa”, descrevendo o tom como “excelente”. Entre os tópicos discutidos estava a visita de Trump à China em abril.
Trump também disse que eles falaram sobre potenciais compras chinesas de petróleo e gás dos Estados Unidos.
A China está entre os maiores compradores mundiais de produtos energéticos russos, embora Trump não tenha parado de aplicar novas tarifas sobre Pequim como punição, como fez com a Índia.
E Trump disse que levantou a perspectiva para que a China comprasse soja adicional dos Estados Unidos.
A China suspendeu todas as compras de produtos agrícolas dos EUA no ano passado em meio a uma guerra comercial, mas concordou em retomar as compras após uma trégua.
“O relacionamento com a China, e meu relacionamento pessoal com o presidente Xi, é extremamente bom, e ambos percebemos como é importante mantê-lo assim”, escreveu Trump. “Acredito que haverá muitos resultados positivos alcançados nos próximos três anos da minha presidência, tendo em vista o Presidente Xi e a República Popular da China!”