Foto: Fernando Alves/EC Juventude
O Juventude terá um grande problema pela frente na reta decisiva do Gauchão 2026, isto pois o lateral-esquerdo Patryck Lanza foi punido com quatro jogos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), em julgamento realizado na quarta-feira (28), em razão de um gesto de roubo direcionado à arbitragem. O caso aconteceu na partida contra o Inter-SM, válida pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho.
O atleta foi denunciado com base nos artigos 254 e 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tratam, respectivamente, do “emprego de força incompatível com o padrão da disputa” – que teria sido a motivação do cartão – e “ofensa à honra por fato relacionado diretamente ao desporto”.
Pela infração cometida durante o lance, Lanza recebeu uma partida de suspensão, já cumprida. No entanto, pelo gesto considerado ofensivo à arbitragem, a decisão foi unânime pela aplicação de mais quatro jogos de gancho.
A expulsão ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo, quando o lateral atingiu a panturrilha de Mizael durante um carrinho. O árbitro Lucas Horn aplicou cartão vermelho direto. Na saída de campo, Lanza protestou contra a marcação e fez um gesto de roubo em direção ao quarto árbitro.