Rodrigo Corsi/FPF
O grupo de clubes da Libra recebeu uma proposta do Banco Daycoval para antecipar parte das receitas de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A oferta foi apresentada ao bloco pelo executivo Silvio Matos e agora depende da decisão individual de cada agremiação.
Na Série A, integram a Libra o Grêmio, acompanhado de Bahia, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Remo, Santos, São Paulo e Vitória. Pela proposta, os clubes podem antecipar até 5% das receitas de TV por um período de 15 anos.
Diferentemente de negociações anteriores, como a oferta do fundo Mubadala, que previa a compra de participação por 50 anos e envolvia ingerência na gestão comercial da futura liga, a proposta do Daycoval tem caráter estritamente financeiro. O banco adiantaria recursos agora, a serem quitados ao longo do tempo com base nos valores a receber de contratos de transmissão, como os firmados com a Globo e eventuais outras emissoras.
Sergundo o jornalista Rodrigo Capelo, clubes como Grêmio, Santos e São Paulo, que enfrentam maior pressão no caixa, aparecem como potenciais candidatos a avaliar a antecipação. A vantagem do modelo proposto pelo Daycoval é que ele não exige consenso entre todos os integrantes da Libra: cada clube pode decidir individualmente se aceita ou não o crédito.