A Polícia Civil, por meio da DRACO de Erechim, cumpriu nesta sexta-feira (13) duas ordens de prisão preventiva expedidas pela Comarca de São Valentim contra apenados que já se encontravam no sistema prisional. Eles são investigados pelo crime de extorsão contra comerciantes dos municípios de Erval Grande e São Valentim.
As investigações apontam que o caso tem relação com um roubo registrado em outubro de 2025, em São Valentim, quando um grupo criminoso atacou uma loja de eletrônicos da cidade. Após o crime, os suspeitos fugiram em direção a Erechim, mas acabaram presos em flagrante pela Brigada Militar. Todos os produtos levados foram recuperados e devolvidos às vítimas.
Mesmo após a prisão, os comerciantes passaram a receber mensagens com ameaças. Segundo apurado, os criminosos exigiam pagamentos em dinheiro como forma de “compensação” pela perda do veículo e da arma utilizados no assalto, apreendidos no momento da prisão. Caso os valores não fossem repassados, os suspeitos ameaçavam incendiar os estabelecimentos comerciais.
Com base nas denúncias, a DRACO iniciou diligências, com apoio da Delegacia de Polícia de São Valentim, e conseguiu identificar dois detentos como responsáveis pelas extorsões. Eles utilizavam aparelhos celulares de dentro do sistema prisional para intimidar as vítimas.
As novas prisões preventivas foram formalizadas, e os investigados permanecem recolhidos nas respectivas unidades prisionais, agora também à disposição da Justiça pelos crimes de extorsão.