Veja onze dicas para lidar com um transtorno de ansiedade

 OMS aponta que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas

Sentir -se preocupado é uma parte normal da vida, mas pessoas com transtornos de ansiedade experimentam sentimentos frequentes e excessivos de ansiedade, medo, pavor e pânico em situações cotidianas. Esses sentimentos se tornam preocupantes para a saúde quando afetam sua qualidade de vida e impedem que você funcione normalmente. Neste alerta do especialista, Siri Kabrick , enfermeira praticante em Psiquiatria e Psicologia no Sistema de Saúde da Mayo Clinic em Fairmont, Minnesota, compartilha 11 dicas para lidar com um transtorno de ansiedade.         

 

Os sintomas mais comuns dos transtornos de ansiedade incluem experimentar uma sensação de perigo iminente; sentir-se impotente ou nervoso; hiperventilar; aumento da frequência cardíaca ; pensar obsessivamente no gatilho do seu pânico; suar e tremer."Esses sentimentos de ansiedade e pânico podem interferir nas atividades diárias e ser difíceis de controlar", diz Kabrick. “Eles são desproporcionais em relação ao perigo real e podem fazer com que você evite lugares ou situações.”Você deve procurar um profissional de saúde para saber se sua ansiedade está afetando sua vida e seus relacionamentos. Sua equipe de saúde pode ajudar a descartar qualquer tipo de problema de saúde física subjacente antes de encaminhá-lo para um profissional de saúde mental. "Embora muitas pessoas com transtornos de ansiedade precisem de psicoterapia ou medicamentos para controlar a ansiedade, mudanças no estilo de vida e estratégias de enfrentamento também podem fazer a diferença", diz Kabrick.    

 

Onze dicas para lidar com um transtorno de ansiedade:

 

  1. Evite álcool e drogas recreativas.  Essas substâncias podem causar ou piorar a ansiedade. Se você não conseguir parar por conta própria, consulte sua equipe de saúde ou procure um grupo de apoio para ajudá-lo.
  2. Coma alimentos saudáveis.  Uma dieta balanceada que inclua vegetais, frutas, grãos integrais e peixes pode estar associada à redução da ansiedade, mas é necessária a realização de mais pesquisas.
  3. Identifique os gatilhos.  Descubra quais situações ou ações causam estresse ou aumentam sua ansiedade. Coloque na prática as estratégias que você desenvolveu com seu profissional de saúde mental para que você esteja pronto para lidar com sentimentos de ansiedade nessas situações.
  4. Mantenha-se fisicamente ativo.  Desenvolva uma rotina para se manter fisicamente ativo na maioria dos dias da semana. O exercício é um poderoso redutor de estresse que pode melhorar seu humor e ajudá-lo a mantê-lo saudável. Comece devagar e aumente gradualmente a quantidade e intensidade de suas atividades.
  5. Aprenda sobre seu transtorno.  Converse com sua equipe de saúde para descobrir o que pode estar causando sua condição e quais tratamentos podem ser melhores para você. Envolva sua família e amigos e peça o apoio deles
  6. Dê prioridade ao sono.  Faça o possível para garantir que você esteja dormindo o suficiente para se sentir descansado. Se você não estiver dormindo bem, converse com seu profissional de saúde.
  7. Pare de fumar e reduza ou pare de consumir bebidas com cafeína.  A nicotina e a cafeína podem piorar a ansiedade.
  8. Socializar.  Não permita que as preocupações o isolem de entes queridos ou de atividades.
  9. Siga seu plano de tratamento.  Tome os medicamentos conforme indicado. Mantenha uma terapia em dia e realize todas as tarefas que seu terapeuta lhe designar. A consistência pode fazer uma grande diferença, especialmente no que diz respeito ao uso de medicamentos.
  10. Utilize técnicas de gerenciamento de estresse e relaxamento.  Técnicas de visualização, meditação e yoga são exemplos de técnicas de relaxamento que podem aliviar a ansiedade.
  11. Escreva em um diário.  Manter um registro de sua vida pessoal pode ajudar você e seu profissional de saúde mental a identificar as causas do seu estresse e o que pode ajudá-lo a se sentir melhor.
Postagem Anterior Próxima Postagem