A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (23), uma operação de combate ao tráfico interestadual de drogas que descobriu na prisão em flagrante de um homem por posse ilegal de arma de fogo em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A ação faz parte de uma investigação iniciada em agosto de 2024, após a apreensão de aproximadamente 21 quilos de cocaína no interior de uma transportadora em Chapecó, no Oeste catarinense.
A droga estava escondida dentro de uma encomenda enviada por uma empresa de Foz do Iguaçu (PR) com destino ao município gaúcho de Novo Hamburgo. Apreensão conto com o apoio da Receita Federal.
Como desdobramento das investigações, a PF cumpriu quatro mandatos de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Novo Hamburgo (RS), autorizados pela Vara Regional de Garantias de Chapecó. Durante o cumprimento de um dos mandados, os agentes encontraram uma espingarda calibre 12 e diversas munições, o que levou à prisão do suspeito em flagrante.
Além da arma, foram descobertos celulares que pertencem aos investigados. Os materiais coletados serão analisados para aprofundamento das investigações, que seguem em andamento.
As pessoas envolvidas no tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Somadas, as penas desses crimes podem ultrapassar 35 anos de prisão.