Maioria dos brasileiros avalia economia como ruim, aponta pesquisa AtlasIntel


Um levantamento divulgado pela AtlasIntel em 1º de abril revelou que 55% dos brasileiros consideram a economia do país ruim. O estudo, realizado entre 20 e 24 de março de 2025 com 4.659 entrevistados, aponta uma piora significativa na percepção econômica da população, com um aumento de 25 pontos percentuais na insatisfação em relação ao cenário anterior. Apenas 30% avaliam a economia como boa, enquanto 15% consideram normal.

Mercado de trabalho e economia familiar também preocupam

Uma pesquisa também revelou que 44% dos brasileiros têm uma visão negativa do mercado de trabalho, enquanto 38% o classificam como bom e 18% o consideram normal. Quando questionados sobre a situação econômica de suas famílias, 37% afirmaram que ela é ruim, 36% disseram que é boa e 27% a classificaram como normal.

Expectativas divididas para os próximos meses

Apesar do pessimismo predominante, 45% dos entrevistados acreditam que o mercado de trabalho vai melhorar nos próximos seis meses, enquanto 24% esperam estabilidade e 30% preveem piora. Em relação à economia nacional, 42% apostam em uma melhoria, 18% acreditam que permanecerão estáveis ​​e 40% preveem uma piora.

Inflação preocupa brasileira

A alta dos preços é um dos principais problemas apontados na pesquisa: 75% dos entrevistados afirmaram que sua renda não acompanha a inflação. Entre os fatores mais responsabilizados pelo aumento dos preços, 56,9% citam as políticas econômicas do governo, 26,4% culpam a especulação empresarial, 6,6% atribuem a causas naturais do mercado, 5,2% a eventos climáticos, 2,1% à valorização do dólar e 1,9% a problemas no comércio internacional.

Quanto à atuação governamental, 62,5% dos brasileiros defendem que o governo deve agir de forma mais enérgica para conter a inflação, enquanto 35,9% acreditam que as medidas adotadas são corretas.

Avaliação do governo em queda

O estudo da AtlasIntel também indicou uma queda na aprovação do governo federal. Segundo uma pesquisa, 49,6% dos brasileiros classificaram a gestão como ruim ou péssima, enquanto 37,4% a avaliaram como ótima ou boa. Outros 12,5% consideraram regulares e apenas 0,5% não souberam responder.

Sobre a forma de governar do presidente, 53,6% desaprovam sua atuação, enquanto 44,9% aprovam.

Metodologia da pesquisa

Uma pesquisa foi conduzida pela AtlasIntel por meio de recrutamento digital aleatório. A amostra foi composta por 4.659 entrevistas realizadas em todo o país, com uma margem de erro de 1 ponto percentual e um nível de confiança de 95%.

Postagem Anterior Próxima Postagem