A Prefeitura de Chapecó anunciou a suspensão temporária da emissão e entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com a Secretaria de Fazenda do município, o serviço se tornará indisponível tanto de forma presencial quanto no site oficial até a próxima segunda-feira, dia 14 de abril.
O motivo da suspensão é a necessidade de ajustes nos valores de imóveis que passaram por atualização de área. Durante a manhã desta segunda-feira (7), o prefeito João Rodrigues informou que a cobrança das ampliações identificadas, mas que estão sujeitas a contestação, ficará suspensa por um ano.
Com isso, os valores do IPTU de 2025 terão como base os dados do ano anterior, acrescidos apenas da Correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 4,84%.
Durante o período de suspensão, os atendimentos urgentes relacionados a outros tributos municipais, como ITBI, ISS e alvarás, serão cancelados normalmente.
A Secretaria de Fazenda também esclareceu que a cobrança continua para garagens de apartamentos, anexos em residências, salões de festas e áreas fechadas. A exceção é para coberturas simples — como aquelas destinadas a proteger veículos, mas que não possuem paredes — e que foram identificadas por meio do georreferenciamento. Essas estruturas não serão tributadas.
Para dúvidas ou mais informações, a Prefeitura disponibilizou canais de atendimento via WhatsApp:
-
Notas fiscais e ISS: (49) 3321-8605
-
IPTU: (49) 3321-8544
-
ITBI: (49) 3321-8572
A expectativa é que a transferência dos carnês seja normalizada a partir de segunda-feira, com as devidas correções aplicadas.