Desde as primeiras horas desta Sexta-feira Santa (18), centenas — e possivelmente milhares — de fiéis realizam uma caminhada de fé pela rodovia ERS-420, que liga Erechim a Aratiba, em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Santa Cruz. A peregrinação teve início por volta das 4h da madrugada, partindo do centro de Erechim, e contou com a presença marcante de jovens, casais, famílias inteiras e até crianças de colo, que eram revezadas entre braços de familiares e amigos.
A manifestação de fé marca o encerramento das atividades da Quaresma e reforça a importância da data para os cristãos. A tradicional Via Sacra, realizada durante o período quaresmal, já havia mobilizado fiéis de diversas regiões dos três estados do Sul do Brasil. Do Paraná, participaram comunidades de cidades como Cascavel e Marmeleiro; de Santa Catarina, houve presença expressiva de devotos vindos de Chapecó, Cordilheira Alta e outras localidades do oeste catarinense.
O Rio Grande do Sul também foi fortemente representado por peregrinos de diversas regiões, com destaque para os municípios do Vale do Taquari — muitos ainda se recuperando das enchentes do ano passado — como Anta Gorda, e também da Serra Gaúcha.
A mobilização religiosa expressa não apenas a devoção dos fiéis, mas também a esperança, a superação e a união das comunidades diante dos desafios vividos nos últimos tempos. O Santuário da Cruz, destino da caminhada, é considerado um dos pontos mais importantes de expressão da fé católica na região.
Fotos: Egídio Lazzarotto
Por Jornal Boa Vista