Axolote resgatado em Erechim recebe cuidados no Centro Clínico Veterinário da URI


O Centro Clínico do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim recebeu, na segunda-feira (31), um axolote (Ambystoma mexicanum) para avaliação clínica e reabilitação. O animal, uma espécie exótica ameaçada de extinção no México, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Erechim no último sábado (29), em uma residência no Bairro Fiebig 1.

A equipe de médicos veterinários do Centro Clínico constatou que o axolote estava desidratado e apresentava dermatite. Além disso, o animal não possui as guerlas externas, o que indica que estava sendo mantido em um ambiente inadequado. Diferente de outros anfíbios, o axolote permanece na água durante todo o seu ciclo de vida, o que reforça a importância de condições apropriadas para sua sobrevivência.

Segundo a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim, Daniela de Oliveira, a compra e venda de axolotes é proibida no Brasil. “Aqueles que adquirem animais silvestres ou exóticos sem um parecer técnico ou licença da autoridade competente podem receber multa ou até mesmo ser presos”, alertou a professora. Ela reforça a necessidade de buscar informações técnicas e permissões dos órgãos responsáveis antes de adquirir um animal dessa natureza.

O Centro Clínico Veterinário da URI frequentemente recebe animais exóticos oriundos de resgates, mas esta é a primeira vez que a equipe atende um axolote. O animal permanecerá sob cuidados veterinários até sua completa recuperação.

Postagem Anterior Próxima Postagem