Um voo da Latam que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino a Chapecó se transformou em um momento de tensão e revolta na noite desta segunda-feira (31). A aeronave estratégia condições climáticas adversas durante o pouso no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, por volta das 19h30, e acabou saindo da pista devido à pista úmida e à chuva intensa.
Pouso solicitado e condições adversas
O piloto da aeronave informou aos passageiros que fariam uma nova tentativa de pouso em até 10 minutos ou retornaria a Guarulhos. Na primeira tentativa, a aeronave precisou arremeter. Contudo, na segunda tentativa, o pouso foi descrito pelos passageiros como ordenado, e o avião acabou ultrapassando os limites da pista ao tocar o solo.
“Acho que ele deveria ter voltado, a pista estava muito molhada”, relatou um dos passageiros. A situação gerou momentos de apreensão e medo entre os ocupantes do voo.
Demora no atendimento gera revolta
Apesar da gravidade do incidente, os passageiros receberam dentro da aeronave cerca de duas horas antes de receber qualquer tipo de orientação. De acordo com relatos, as bagagens foram retiradas antes mesmo que as pessoas pudessem desembarcar. “Primeiro tiraram as malas, depois as pessoas”, contornou um passageiro que preferiu não se identificar.
A demora no atendimento também gerou revolta entre os passageiros, que criticaram o despreparo da infraestrutura aeroportuária para lidar com situações de emergência. "Se tivesse acontecido o pior, o pior teria acontecido mesmo. A demora dos bombeiros foi absurda", afirmou um viajante indignado com a situação.
Companhia aérea ainda não se pronunciou
Até o momento, a Latam não divulgou um pronunciamento oficial sobre o ocorrido. As causas do incidente serão apuradas, mas os relatos dos passageiros já expõem fragilidades no atendimento e no suporte a emergências no Aeroporto de Chapecó.
“Foi assustador, mas o que mais impressionou foi a falta de resposta depois”, resumiu um dos ocupantes da aeronave. Uma noite, que começou com medo, terminou com um misto de colapso e indignação para os passageiros do voo.