O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu, nesta sexta-feira (14), 789 novas ambulâncias para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O investimento de R$ 243,5 milhões beneficiará 559 municípios de 21 estados, reforçando o atendimento de urgência e emergência no país.
A cerimônia de entrega aconteceu em Sorocaba (SP), na unidade responsável pela adaptação dos veículos. Durante o evento, Lula destacou a importância do Samu, serviço criado em seu primeiro mandato, em 2003. “O Estado brasileiro não tinha ambulância antes de eu chegar à Presidência da República. Se alguém ficasse doente, ou o estado ou a cidade tivesse uma ambulância, ou muitas vezes era um vereador que tinha mais dinheiro e conseguia um carro para levar uma pessoa de um hospital para outro”, lembrou o presidente.
A faz iniciativa parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem como meta renovar toda a frota e garantir a universalização do Samu até 2026. Com a ampliação do serviço, o governo busca melhorar o atendimento de emergências médicas em todo o Brasil, garantindo assistência rápida e eficiente à população.