Imposto de Renda 2025: Declaração pode ser entregue a partir desta segunda-feira


A partir desta segunda-feira (17), os contribuintes já podem enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 à Receita Federal. O prazo final para entrega do documento é 30 de maio.

O Programa Gerador de Declaração (PGD) foi liberado na última quinta-feira (13) apenas para consulta, permitindo que os consumidores conheçam o sistema antes de iniciar o preenchimento, que será possível somente a partir de segunda-feira. Além disso, a Receita Federal informou que a versão da declaração pré-preenchida estará disponível a partir de 1º de abril.

Uma das novidades deste ano é a atualização da plataforma Meu Imposto de Renda, que permite a declaração online por meio de computadores, tablets e smartphones. O acesso pode ser feito pelo portal da Receita, e-CAC ou pelo aplicativo Receita Federal. Para utilizar o sistema, o contribuinte deve possuir conta gov.br de nível ouro ou prata.

As regras para deduções permanecem as mesmas: é possível abater da base de cálculo R$ 2.275,08 por dependente com CPF e até R$ 3.561,50 por despesas com educação.

O pagamento das restituições ocorrerá em cinco lotes, com dados previstos para 30 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

Os contribuintes devem ficar atentos às regras para evitar problemas com a malha fina e garantir a entrega da declaração dentro do prazo previsto.

Postagem Anterior Próxima Postagem