Um homem morreu e seus dois filhos pequenos ficaram gravemente feridos em um acidente de trânsito na ERS-446, em São Vendelino, na noite de quarta-feira (12). Um dos meninos, gêmeos de 6 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital na manhã desta quinta-feira (13).
As crianças tinham sido levadas pelo pai, Jardel Oliveira dos Santos, de 37 anos, que foi considerado desaparecido desde a manhã de quarta-feira. Pouco antes, a casa da mãe dos meninos, localizada em Parobé, foi incendiada, e a principal suspeita é que o próprio Santos tenha provocado o fogo antes de fugir com os filhos.
O acidente ocorreu por volta das 20h40, na milha 3 da ERS-446. Segundo informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Santos transferiu um Ford Courier, com placas de Parobé, quando invadiu uma pista contratada e colidiu frontalmente com um caminhão Scania R450, emplacado em Bento Gonçalves. O impacto da batida foi fatal para Santos, que morreu no local. O motorista do caminhão, de 36 anos, saiu de Ileso.
Os dois filhos do condutor foram socorridos em estado grave. Um dos meninos foi atendido pelos Bombeiros Voluntários de São Vendelino e encaminhado para a UPA de Bom Princípio, sendo posteriormente transferido para o Hospital Geral de Caxias do Sul. O outro foi resgatado pelo Samu e levado ao Hospital de Carlos Barbosa, de onde foi transferido para o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Na manhã seguinte, uma das irmãs não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. O outro segue internado em estado grave.
Crianças eram consideradas desaparecidas
Durante o atendimento ao acidente, os policiais rodoviários consultaram o sistema e verificaram que os meninos estavam cadastrados como desaparecidos. A mãe registrou um boletim de ocorrência informando que o pai havia procurado os filhos na escola, em Parobé, na tarde de terça-feira (11), e não os devolveu.
Na manhã de quarta-feira (12), por volta das 8h30, a residência onde a mãe e os filhos moravam pegaram fogo. Câmeras de segurança registraram o veículo de Santos passando pelo pedágio de Campo Bom às 8h18. Cerca de uma hora depois, às 9h18, o carro foi flagrado na ERS-122, em Bom Princípio, com o pai e as crianças dentro. As conclusões do incêndio estão sob investigação, mas a suspeita inicial é de que houve crime.
A Polícia Civil segue apurando o caso para esclarecer os detalhes do ocorrido.