Frutas em lata são deliciosas e dão drible na inflação dos alimentos

 


Pêssego, abacaxi, figo e ameixa em calda são nutritivos e rendem sobremesas deliciosas e econômicas, podendo até substituir frutas frescas

Para qualquer lugar que se olhe, uma velha vila está em evidência: a inflação. Nos jornais, redes sociais ou nas rodas de amigos, o principal assunto é a alta de preços de muitos itens, principalmente alimentos. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, medido pelo IBGE, o grupo Alimentos e Bebidas acumula alta de 7,25% em 12 meses. E as frutas estão entre os itens que mais sobem, pois são suscetíveis ao calor, às chuvas, às safras e até ao aumento da demanda internacional.

Então que tal dar um drible nos reajustes de preços e olhar com atenção as deliciosas frutas em caldas embaladas em latas de aço que “sobraram” nas prateleiras dos supermercados após as festas de fim de ano e estão com grandes descontos nesta época do ano?

Pêssego, abacaxi, figo e ameixa em lata são exemplos de frutas encontradas facilmente em mercados em embalagens de aço. “As frutas enlatadas têm muitas vezes até mais nutrientes do que as frescas. As frescas muitas vezes passam meses em frigoríficos antes de chegar à feira ou ao mercado e, nesse processo, perdem nutrientes. Já as enlatadas são colhidas em plena safra, quando estão com o máximo de qualidade e frescor, e seguem diretamente para a fábrica para o processo de compota e embalagem”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço.

Outras vantagens das frutas enlatadas são o fato de não necessitarem de refrigeração e terem prazo de validade de até 36 meses, sendo que é sempre importante verificar a validade na hora da compra. Além disso, os alimentos embalados em latas de aço não contêm aditivos ou conservantes químicos. “A lata é uma barreira total contra a luz e os microrganismos, o que dispensa conservantes e evita a perda de nutrientes ocasionada e manipulação dos alimentos”, explica o presidente da Abeaço.

Thais Fagury faz um único comentário: “Como as compotas, em geral, têm adição de açúcar, para quem tem restrição o ideal é preferir as versões diet”.

Veja abaixo os principais nutrientes das frutas enlatadas e aproveite as promoções:

  • Pêssego em calda:  contém uma variedade de nutrientes importantes, incluindo vitaminas C e A, potássio e fibras. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove a saúde da pele;
  • Ameixa em calda:  previne doenças cardiovasculares, pois contém fibras, vitamina C, flavonoides e vitamina K. Por ser rico em fibras, ajuda no trânsito intestinal;
  • Abacaxi em calda:  a bromelina, enzima presente no abacaxi, ajuda na digestão, quebrando proteínas e facilitando a absorção pelo intestino delgado. É rico em vitamina C, importante para a imunidade.
  • Figo em calda:  é rico em fibras solúveis e pectina, que ajudam a regular o intestino e combatem a constipação. Além disso, é rico em potássio e tem baixo índice de sócio, o que ajuda a regular a pressão arterial.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, uma entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental e economia circular, especialmente quando relacionadas com fins sociais, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Postagem Anterior Próxima Postagem