Como escolher um curso profissionalizante? Confira dicas para quem quer aprender uma nova profissão

 


Pesquisar sobre a área, a empregabilidade e a confiança da instituição de ensino é fundamental

A busca pelo ensino profissionalizante pode ser uma porta de entrada no mercado de trabalho e em um curto período de tempo. Mas para crescer e conquistar novas oportunidades, é preciso saber qual área escolher, para em seguida, traçar novas metas. A procura pela capacitação também foi percebida pela Jumper! Profissões e idiomas, que registraram um crescimento de 20% em 2024 em toda a rede. As matrículas dos cursos profissionalizantes cresceram 15% nas 60 unidades espalhadas em sete estados do Brasil. 

“Muitas áreas técnicas têm grande demanda por profissionais específicos, aumentando suas chances de conseguir um emprego de forma mais rápida e com melhores resultados”, alerta Eleandro Costa, CEO e sócio da Jumper! Profissões e Idiomas. Para fazer essa escolha, ele deu três conselhos:

Defina seus objetivos

Antes de escolher um curso, reflita se essa nova área faz sentido para você e se perguntar a razão de querer desbravar esse novo segmento: “É para ganhar mais? É para ter mais trabalho? O mercado está carente de profissionais desse setor? Quanto tempo vou levar para me formar? Tenha claro antes de definir qual área deseja cursar”, alerta o CEO da Jumper.

Procurando sobre a profissão

Veja quais habilidades são fáceis, o tempo de curso, quais materiais ou equipamentos você vai precisar para executar. Além disso, confira se há boas oportunidades de emprego e converse com profissionais que já atuam nesse ramo. Também vale a pena buscar informações se a demanda por essa profissão tende a crescer a curto, médio e longo prazo.

Escolha da instituição 

É sempre importante pesquisar a confiança da escola/cursos técnicos. Verifique as avaliações de ex-alunos e antes de se matricular, verifique se a instituição tem credenciamento no MEC ou outros órgãos reguladores.

"Além disso, escolher uma instituição que ajude o aluno para além da nota curricular, é essencial. Tem lugares que ajudam a fazer o currículo, avisam de vagas e auxiliam esses profissionais", diz Eleandro. 

Sobre o Jumper! Profissões e Idiomas

Criada em 2003, um Jumper! Profissões e Idiomas é uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos. Com mais de 600 mil alunos formados pela instituição, a empresa tem 60 unidades espalhadas pelo país. Além de transformar o futuro das pessoas através da educação, a Jumper! planeja dobrar o número de franquias em 2025.


Postagem Anterior Próxima Postagem