BOA NOTICIA:Marco para o Oeste Catarinense: HRO realiza primeira cirurgia cardíaca pelo SUS


Procedimento representa avanço na habilitação da Alta Complexidade no hospital

O Hospital Regional do Oeste (HRO) entrou para a história da saúde do Oeste de Santa Catarina ao realizar, no dia 22 de fevereiro, sua primeira cirurgia cardíaca de alta complexidade totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento, que faz parte do processo de habilitação do hospital na área, foi anunciado pelo governador Jorginho Mello em novembro de 2024.

A cirurgia realizada foi uma revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como Ponte de Safena, essencial para o tratamento de cardiopatias e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O cirurgião cardiovascular Lucas Krieger Martins (CRM-RS 28.238), um dos médicos responsáveis pelo procedimento, destacou a importância do avanço, ressaltando que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade mundial. “Chapecó, como um grande polo em pleno desenvolvimento, dá um importante passo ao ampliar a assistência à população na área da Cardiologia”, afirmou.

O primeiro paciente beneficiado foi Valdecir Bagnara, de 72 anos, morador de Chapecó, que foi encaminhado para a cirurgia após sofrer um infarto. Dois dias depois do procedimento, ele comemorava a possibilidade de realizar o tratamento em sua própria cidade. “Para mim foi muito seguro. Com a Cardiologia aqui em Chapecó, tudo fica mais rápido e acessível. Antes, precisar ir para fora sempre era um pouco mais difícil”, relatou.

A habilitação da Alta Complexidade em Cardiologia é vista como uma grande conquista para a região. “Esta primeira cirurgia é um marco e um avanço necessário para uma população que só cresce. Ficamos muito felizes e honrados em contribuir para esse desenvolvimento”, reforçou Martins. O cirurgião ressaltou ainda que esse é apenas o começo de uma série de melhorias planejadas para ampliar a assistência cardiológica e integrar outras especialidades médicas.

Estrutura do HRO

O Hospital Regional do Oeste já conta com uma estrutura avançada para atendimento em Cardiologia e Cirurgia Vascular, trabalhando em conjunto com o serviço de Hemodinâmica, que diagnostica e trata doenças neurológicas, endovasculares e cardiológicas de média complexidade. Com o credenciamento da alta complexidade, os serviços serão ainda mais aprimorados.

Atualmente, o HRO atende uma população estimada de 1,5 milhão de pessoas, distribuídas em 130 municípios do Oeste Catarinense. Sua estrutura conta com 306 leitos, incluindo 30 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, 10 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 2 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Mais de 93% dos atendimentos realizados na instituição são feitos via SUS.

Administrado pela Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) há 27 anos, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, o HRO segue em constante busca por melhorias, promovendo serviços de excelência e garantindo um atendimento de qualidade para todo o Grande Oeste Catarinense.

Postagem Anterior Próxima Postagem