Nesta semana, Arruda participou de uma reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para tratar do asfalto dos 60 quilômetros que conectam as duas cidades. Segundo ele, desde o ano passado, a Famurs tem promovido reuniões com órgãos responsáveis, como o DNIT e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a fim de garantir que todas as etapas, incluindo o licenciamento ambiental, sejam concluídas dentro do prazo.
O objetivo é que a licitação da obra ocorra no primeiro trimestre de 2026. Para isso, a Famurs iniciará um movimento junto à Casa Civil para garantir a transição do projeto da fase PAC Projetos para PAC Obras, garantindo sua inclusão no orçamento de 2026. Essa mobilização é essencial para evitar novos atrasos e garantir que a pavimentação saia do papel.
A conclusão da obra trouxe resultados positivos para a região norte do Rio Grande do Sul, facilitando o escoamento da produção agrícola, diminuindo em 13 milhas a distância entre Passo Fundo e Erechim e aliviando o tráfego na RS-135.
Marcelo Arruda destacou que a união de esforços entre os órgãos envolvidos e a pressão política podem, enfim, transformar o projeto em realidade para os municípios beneficiados.