O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação do pagamento de aposentadorias e pensões para cerca de 15 milhões de beneficiários em março. Os segurados que receberiam seus valores nos dias 10, 11 e 12 terão o pagamento adiantado para 6 e 7 de março.
Com essa medida, o INSS concluirá o pagamento de todos os 40,6 milhões de beneficiários até a primeira semana do mês. Segundo comunicado oficial do Palácio do Planalto, a decisão foi uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A antecipação beneficia segurados que possuem o cartão de benefício com número final (sem o dígito verificador) 8, 9 e 0, no caso de quem recebe até um salário mínimo. Para aqueles que ganham acima do mínimo, a mudança abrange segurados com o dígito final de 3 a 0.
O pagamento da primeira etapa, destinada a quem recebe até um salário mínimo, teve início em 24 de fevereiro. Já a segunda etapa, voltada aos beneficiários que ganham acima do mínimo, começará em 6 de março.
A decisão foi tomada para evitar que o carnaval de 2025, que ocorre no início de março, atrase o pagamento de aposentadorias e pensões. Devido ao feriado bancário, os depósitos programados para 3 de março em diante seriam postergados, o que faria com que parte dos segurados recebesse seus benefícios apenas na segunda semana do mês. Com a antecipação, o governo garante que os beneficiários tenham acesso aos seus recursos sem atrasos.